Caça palavras e Separação de Sílabas-Carnaval
Essa atividade é indicada para o 3º do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com o 2º ano, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo a identificação do número e separação de sílabas das palavras, bem como a observação da escrita de palavras referentes ao Carnaval.
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Na busca de palavras no caça-palavras verifique as estratégias utilizadas pelos alunos não alfabéticos, se pensam nas letras e sílabas iniciais e finais da palavra, caso não, estimule-os a identificá-las.
Ao final se pede que escrevam frases utilizando as palavras utilizadas na atividade anterior. É importante que o professor, nesse momento, explique o porquê de separar as sílabas das palavras, quando uma palavra não cabe na linha, nós devemos separá-la de forma que um pedaço da palavra esteja na linha anterior e o restante na linha debaixo. Outro motivo é para a classificação das palavras de acordo com a quantidade de sílabas, para mais tarde, entenderem algumas regras de acentuação.
HABILIDADES:
EF03LP01- Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas
EF03LP02- Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
EF03LP05- Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
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